Pesquisar este blog

domingo, 20 de novembro de 2011

Gente em primeiro lugar!

“Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não tem pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.”

(Marcos 6.34)



Gente em primeiro lugar não em relação a Deus, mas em relação às demais coisas. Quando lemos os evangelhos, percebemos que o foco de Jesus e do seu ministério era “gente”, pessoas. Abençoar, atender, alcançar pessoas, solucionar os seus conflitos e dilemas, aliviar suas dores e colocar um "ponto final" em seus sofrimentos era o foco do seu ministério.



No texto de Marcos 6.30 e 31, os discípulos haviam retornado de uma missão. Jesus percebeu que eles estavam cansados e necessitados de um tempo de descanso. Eles atendiam tantas pessoas que não tinham tempo nem de comer. Nada mais justo que um merecido descanso longe daquela movimentação.



Nos versículos 32-34, somos informados que eles foram sós em um barco para um lugar deserto, solitário. No entanto, ao chegarem lá, já havia uma grande multidão de pessoas em busca de atendimento. Jesus percebeu a carência delas, “porque eram como ovelhas que não tem pastor”. Então, esquecendo-se do descanso, abrindo mão do merecido repouso, “passou a ensinar-lhes muitas coisas.”



O coração do Senhor Jesus estava focado nas pessoas, nas suas necessidades físicas e espirituais. De sorte que, no seu ministério “gente” tinha prioridade. À semelhança do Senhor Jesus, em nosso ministério, como igreja, “gente” precisa ter prioridade. Prioridade não é exclusividade. Como igreja e como cristãos individuais, podemos investir em muitas outras coisas no Reino, mas isso nunca deve ser feito em detrimento das pessoas.



Como evangélicos, estamos dando alguns passos em projetos sociais. Esses projetos têm como foco “gente”, pessoas e suas necessidades físicas e espirituais. Aproveitemos as oportunidades que o Senhor está nos dando e invistamos tempo, recursos, profissões, habilidades e talentos para abençoar pessoas.



No final das contas, o que fica e tem repercussão na eternidade é o que fizemos ou deixamos de fazer com relação a pessoas. Jesus dirá naquele dia: “... sempre que o fizeste a um destes pequeninos irmãos, a mim o fizeste... sempre que o deixastes de fazer a um destes pequeninos, a mim deixastes de fazer.”( Mateus 25.40b, 45b)





Pr. Paulo César Nunes do Nascimento