Pesquisar este blog

domingo, 27 de novembro de 2011

Ateísmo Religioso: Negando a Deus com posturas!

 



“Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.” Sl 53.1a

Este salmo revela que a disposição e a postura de negar a existência de Deus não é um fenômeno exclusivo dos nossos dias. Sempre existiram aqueles que em seu coração e na sua confissão de “fé” declaram: Não há Deus!
 
Mas, o ateísmo não é apenas uma questão de confissão de “fé”, é também uma questão de postura dos homens que negam a Deus: “corrompem-se e praticam iniqüidade;” (Sl 53.1b).

Em nossa sociedade de tradição cristã católica, e, agora, com uma grande influencia da tradição cristã evangélica, existem os que não ousam abrir a boca para afirmar que “Deus não existe”, porém, negam a Deus pela sua postura com relação a Ele.
 
         Muitos O negam vivendo e se comportando como se Ele não existisse; professando a sua existência com a boca, mas negando-a com as atitudes; desejando Deus, evocando a sua benção, mas não permitindo que Ele controle sua vida; atribuindo a si mesmo e à força do seu braço as conquistas da vida; depositando a sua confiança nas seguranças e estabilidades terrenas; usando o nome de Deus com motivações e intenções puramente egoístas. Esse tipo de ateísmo que se revela em posturas com relação a Deus tem se tornado muito comum no meio religioso.

Portanto, guardemos o nosso coração, façamos uma auto-avaliação periódica, a fim de que o nosso teísmo (crença na existência de Deus) não seja apenas uma questão de confissão de fé, mas de postura correta com relação a Deus.


Pr. Paulo César Nunes do Nascimento